Funções de uma estação total
A estação total é um equipamento óptico e eletrônico com a qual são feitas as medições topográficas, isto é, as medições tanto de áreas de terrenos quanto de alturas respectivamente. O engenheiro agrimensor precisa de dois assistentes no mínimo, isto é, pessoas responsáveis por operar os prismas. Os prismas são balizas que devem ser seguradas sobre o ponto que se deseja medir, e são necessários dois assistentes, porque a cada vez que a estação total for movida, será necessário medir o próximo ponto e o anterior por questões de segurança.No caso de medições em matas, brejos, ou mesmo dentro de uma floresta, são geralmente necessários mais assistentes, para abrir picadas a facão, e ocasionalmente, espantar animais selvagens. O profissional da agrimensura é bem pago e é uma profissão que atualmente encontra-se com grande carência de pessoal especializado.
Porém antes do engenheiro agrimensor se valer da praticidade da estação total, que guarda na memória a coordenada de todos os pontos registrados e calcula áreas, alturas e ângulos automaticamente, era usado o teodolito óptico mecânico. Esse equipamento possui exatamente a mesma função, mas é totalmente analógico, e registra apenas os ângulos de uma área, sendo necessário anotar todos os dados e calculados manualmente.
A estação total é capaz de inclusive armazenar os dados recolhidos e executar alguns cálculos mesmo em campo. Com uma estação total é possível determinar ângulos e distâncias do instrumento até pontos a serem examinados. Com o auxílio de trigonometria, os ângulos e distâncias podem ser usados para calcular as coordenadas das posições atuais (X, Y e Z) dos pontos examinados, ou a posição do instrumentos com relação a pontos conhecidos, em termos absolutos.
Estação Total - requer observações no campo de visão e deve ser feita sobre um ponto conhecido ou dentro do campo de visão de 2 ou mais pontos conhecidos.
A medição feita por teodolitos e estações totais é feitas a partir de pontos