Classificação das Industrias de Manufatura
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CLASSIFICAÇÃO DAS INDUSTRIAS DE MANUFATURA
FILIPE DE BORBA COAN
Joinville
2015
INTRODUÇÃO
A manufatura descreve a transformação de matérias primas em produtos terminados para sua comercialização. Também envolve processos de elaboração de produtos semifaturados. O termo manufatura pode se referir a uma grande variedade de atividades humanas, desde o artesanato até a alta tecnologia, mas é mais comumente aplicada à produção industrial, na qual as matérias primas são transformadas (produção ou montagem de elementos) em bens acabados em grande escala. Isto permite qualificar como manufatureiras um conjunto de indústrias, dentre as quais podemos destacar a indústria aeronáutica, mecânica, alimentícia, eletrônica, elétrica, química, automobilística, confecção, calçados e moveleira.
A fabricação se produz sob todos os tipos de sistemas econômicos. Em uma economia capitalista, a fabricação é dirigida normalmente à elaboração de uma série de produtos que serão comercializados com a obtenção de lucro. Em uma economia coletivista, a fabricação está frequentemente dirigida por uma agência estatal. Nas economias modernas, a fabricação ocorre sob algum grau de regulação governamental.
A manufatura tornou-se uma porção imensa da economia do mundo moderno. Segundo alguns economistas, a fabricação é um setor que produz riqueza, enquanto o setor de serviços tende a ser o consumo desta mesma riqueza.
DESENVOLVIMENTO
Sistema de manufatura é definida como uma coleção de equipamentos e recursos humanos integrados, cuja a função é realizar uma ou mais operações de processamentos e/ou montagem na matéria prima na peça ou em um conjunto inicial e peças. O equipamento integrado inclui maquinas e ferramentas de produção, dispositivos e manuseio de material e de posicionamento de trabalho e sistemas de computador. Os recursos humanos são necessários em tempo