Manufatura
‘
História da manufatura
A manufatura possivelmente teve sua origem com os artesãos, homens e mulheres habilidosos que fabricavam, em pequena escala, produtos que atendiam às necessidades dos moradores de sua vizinhança.
Em geral, esses produtos eram utensílios, tecidos, ferramentas manuais e armas.
Esses artesãos tinham como forma de subsistência a fabricação dedicada de alguns produtos e, pela troca e comercialização desses produtos, obtinham outros de que necessitavam, além de alimentos.
Provavelmente, viajantes, tomando conhecimento dos produtos confeccionados em determinadas regiões, passaram a levá-los de um lugar para outro e, pelo sistema de trocas, tais viajantes enriqueceram, tornando-se grandes mercadores.
Com o surgimento desses mercadores, os produtos dos artesãos atravessaram as fronteiras, trazendo fama para seus fabricantes e também para suas cidades, uma vez que delas partiam seus produtos para serem comercializados.
O enriquecimento dos mercadores e o grande volume de mercadorias acumuladas, levaram esses comerciantes a estabelecerem-se, criando instalações para o comércio de diversos produtos.
Com a expansão do comércio e o crescimento das cidades, era necessária a fabricação em maior escala. Assim, os comerciantes criaram unidades de produção, passando a contratarem empregados. Surgiam, dessa forma, as Fábricas.
Vários e muito interessantes são os documentos desse surgimento das fábricas, esse período trouxe as primeiras manifestações dos artesãos, já subjugados pelo poder dos ricos comerciantes.
5
Sistemas de manufatura
A crescente demanda e o aumento da população, principalmente nas grandes cidades, levaram inventores, engenheiros e cientistas a idealizarem e construírem mecanismos diversos que, associados entre si, eram capazes de acionar ferramentas. Surgiam, dessa maneira, as máquinas, cujo mecanismo, no entanto, era movido pela força humana ou animal.
Mais tarde, a força