Manufatura
INSTITUTO SUPERIOR TUPY – IST
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
PROJETO INTEGRADOR DE MANUFATURA
Itajaí/ Santa Catarina
Agosto/2011
Rodrigo Kuhn Siqueira – 111005615
PROJETO INTEGRADOR DE MANUFATURA EM MASSA
E MANUFATURA ENXUTA
Projeto Integrador orientado pela Profª. Kátia Cristina Reimer Siedschlag, do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, submetido ao Instituto Superior Tupy, para obtenção de nota final na disciplina de Projeto Integrador de Manufatura.
Itajaí/Santa Catarina
Agosto/2011
SUMÁRIO
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA 1
Projeto Integrador orientado pela Profª. Kátia Cristina Reimer Siedschlag, do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, submetido ao Instituto Superior Tupy, para obtenção de nota final na disciplina de Projeto Integrador de Manufatura. 2
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é propiciar um melhor entendimento dos diferentes paradigmas estratégicos relacionados à Manufatura. Desde o conceito de Manufatura em Massa, e sua aplicação em uma empresa têxtil, até aos avanços relacionados à Manufatura Enxuta e seus principais princípios.
O termo Produção em Massa indica a produção em larga escala de produtos padronizados através de linhas de montagem. Popularizado por Henry Ford, Este modo de produção foi iniciado no século 20, na linha de produção do modelo Ford T.
A Produção em massa utiliza alta proporção de máquinas em relação ao número de trabalhadores. Desta forma, o custo do trabalho fica mais baixo e aumenta a taxa de produção, com isso a proporção de capital aumenta enquanto as despesas correntes diminuem, quando comparados com outros modos de produção. Faz uso intensivo de capital, ou seja, o montante necessário para montar o contingente de máquinas de uma fábrica é tão alto, que é necessário uma segurança financeira, pois é preciso que o retorno deste investimento seja garantido, para que investiu o capital assuma o risco.
Com o