Manufatura
2.3.1 Processos em Lotes A produção por lotes se destina a um volume médio, ela tem enfoque no armazenamento dos produtos, será conduzido pela demanda ou direcionada ao estoque. Este processo é muito utilizado em máquinas, ferramentas e fábrica de vestuários (FILHO, 2008)
2.3.1.1 Produção em Massa Para Junior (2009) este processo tem enfoque na grande produção, são repetitivos e previsíveis, sua variedade é baixa, pois com a grande escala de fabricação ficaria inviável uma mudança de produto ou maquinário. É utilizado em montadoras de automóveis e eletrodomésticos.
2.3.1.2 Processo Contínuo São processos praticamente ininterruptos, é completamente previsível, sua produção tem enfoque na baixa variabilidade, e fabricação inflexíveis, ou seja, mantém o mesmo processo durante um grande período. Exemplos deste processo são siderúrgicas, produção de papel e hidroelétricas (MARQUES, 2012)
2.3.1.3 Manufatura Enxuta A manufatura enxuta foi criada por Kiichiro Toyodam Shigeio Shingo e Taiichi Ohno, foi aprimorando várias ideias das montadoras norte-americanas, Ohno tinha consciência que não aplicar estes modelos de forma semelhante no Japão, então iniciou a produção minimizando os recursos utilizados no processo. Ohno (1999) diz que este destaque se dá pelas características do Sistema Toyota de Produção (manufatura enxuta), valorizar a opinião e o preço que o cliente está disposto a pagar.