Manufatura
- Máquina de Fiação: Fiação é o processo de fabricação de fios têxteis usando com matéria-prima fibras apropriadas para o uso têxtil. A Fiação pode ser definida como uma sucessão de operações através das quais se transforma uma massa de fibras têxteis inicialmente desordenadas (flocos) em um conjunto de grande comprimento, cuja seção possui algumas dezenas de fibras mais ou menos orientadas e presas a si mediante uma torção. As fibras têxteis podem ser de origem natural, artificial ou sintética. Podemos distinguir dois tipos de fiação quanto ao tipo de fibra: a fiação de fibra descontínua (lã, algodão, viscose, poliéster, linho etc.) e a produção de fios contínuos por extrusão (poliéster, viscose, poliamida, elastano, polipropileno etc.).
- Tear Mecânico: Objeto que serve para fabricar tecido através do cruzamento de fios. Cruzam-se fios verticais (urdidura ou teia), que estão presos entre os órgãos do tear com os fios horizontais (trama) que são transportados pela lançadeira (ou navete) que vai entrelaçando este fio com a teia. Uma variedade de importância histórica é o tear de Jacquard.
- Máquina à Vapor: Uma das primeiras máquinas construídas com a finalidade de aproveitar a pressão do vapor para fazer um corpo se mover foi a invenção de Heron de Alexandria em 130 a.C. Em 1550 o missionário holandês Ferdinand Verbiest construiu um pequeno veículo de 4 rodas. Em 1601