Bioquímica Clinica
1.1 Introdução ao laboratório
1.1.1 Objetivos
Os laboratórios são fundamentados em um processo dinâmico que se inicia na coleta do espécime diagnóstico ( amostra biológica obtida adequadamente para fins de diagnóstico laboratorial) e termina com a emissão de um laudo .Se trata de um local onde deve haver muita calma e concentração .
Este local é construído especialmente para a execução de experiências e a maior parte das atividades no dia-a-dia de um bioquímico se desenvolve no laboratório, local adequado para o trabalho de identificação, separação e determinação da quantidade de substâncias bem como, da preparação e obtenção de novos produtos.
1.1.2 Análise Qualitativa
É a presença e/ou ausência de compostos em uma amostra.
1.1.3 Análise Quantitativa
É a determinação de quantidades de compostos ou elementos presentes em uma amostra.
1.2 Analito
Substância orgânica ou inorgânica a qual deve ser dosada. Espécie química presente na amostra cuja concentração se deseja determinar em uma análise. Componente ou constituinte de material biológico ou amostra do paciente.
1.3 Vidrarias
Pipetas Graduadas: Utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variáveis. Não pode ser aquecida e não apresenta precisão na medida.
Pipetas Volumétricas: Usada para medir e transferir volume de líquidos, não podendo ser aquecida, pois possui grande precisão de medida. Mede um único volume, o que caracteriza sua precisão.
Pipetas Automáticas: Utilizada para medir volumes reduzidos, na ordem do microlitro, de forma precisa e reprodutível. São de volumes fixos (10 μІ, 20 μІ etc.) ou variáveis (10- 100 μІ ou 100 – 1000 μІ). Utilizam-se pontas (ou ponteiras) descartáveis em plástico, de modo que o líquido aspirado não entre no corpo principal da pipeta. São sempre de dois estágios onde o primeiro é usado para sugar o líquido e o segundo para descartá-lo.
Balão