resenha do filme Milton Santos por uma outra globalização
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia- Departamento de História
Professora: Juniele Rabêlo De Almeida
Disciplina: História Social e Política do Brasil III
Escola de Serviço Social
Data: 14 de maio de 2014 Horário: 14h-18h(quarta-feira)
Período: 1/2014
Resenha do filme “Um encontro com Milton Santos”
O processo de globalização teve 02 momentos, a primeira foi decorrente da colonização e a segunda no final do século 20 que veio com as inovações tecnológicas.
Durante a segunda globalização o humanismo foi substituído pelo consumismo decorrente do capitalismo implantado na maioria dos países.
Segundo Milton Santos quando tudo se torna capitalista a contradição se instala. De fato, pela primeira vez na história do mundo temos as condições de diminuir as desigualdades sociais, mas em vez disso o capital usurpa os recursos naturais e econômicos dos países ditos de terceiro mundo.
Nesse sentido é importante falar sobre os problemas da fome. É difícil de entender porque em um mundo que produz tanto alimento ainda existam pessoas que morrem de fome todos os dias. Esse problema é facilmente explicado se observarmos a distribuição que é feita de forma inadequada, ou seja, não falta alimentos falta uma melhor distribuição.
Milton Santos disse que no mundo globalizado a mudança se dará pelas camadas periféricas das grandes cidades. De fato, pois as camadas mais pobres tem-se ampliado e com isso estão conquistando o seu espaço no contexto do mundo atual.
Embora a globalização tenha seguido por um caminho desigual a mesma também trouxe benefícios, tais como, a facilidade de comunicação e ajudou a difundir a cultura de massa.
A nossa grande dificuldade em entender o novo mundo se encontra no fato de insistirmos em pensar como os europeus e os norte-americanos. Quando nos libertarmos dessa forma de pensar poderemos entender o novo mundo e buscar uma nova globalização.