Trabalho
Referência Bibliográfica: https://www.youtube.com/watch?v=GntDtPUdnvc Documentário completo, de Sílvio Tendler
No Filme Encontro com Milton Santos – é feito uma análise sobre a globalização, o capitalismo, o consumo, as divisões encontradas na sociedade e efeitos negativos da globalização nas sociedades. Onde o professor alerta que “o consumo é o grande fundamentalismo”.
Segundo Milton Santos, devemos considerar pelo menos a existência de três mundos num só: o primeiro, o mundo tal como nos fazem ver, “a globalização como fábula”; o segundo, o mundo tal como ele é, “a globalização como perversidade”, e o terceiro, o mundo como ele pode ser, “uma outra globalização”.
No documentário várias matérias mostram as crises que os países pobres sofrem por pressão do capitalismo dos países ricos. As privatizações dos setores públicos ao invés de melhorar e ajudar os países subdesenvolvidos, ao contrário, causa grande revolta na população, pois quebram a economia desses países, levando à falência as indústrias, o comercio, gerando o desemprego, a fome e a miséria.
O caso da cidade Cochabamba situada na Bolívia, em 2000, onde o governo tentou privatizar a água, mas não conseguiu porque a população foi às ruas reclamar e, após manifestação organizada por movimentos sociais e ambientalistas foram vitoriosos.
No Japão, em 2003, aconteceu o 3º Fórum Mundial da Água, evento que chamou a atenção do mundo, na pauta da discussão estava a privatização dos recursos hídricos, mas graças a contestação dos representantes de movimentos populares do mundo inteiro, e não houve acordo.
E durante todo o documentário é colocado situações em que deixa claro que a globalização é um processo que surgiu para atender ao capitalismo, e principalmente os países desenvolvidos, o único lado que lucra financeiramente com a globalização.