Manufatura
Há muitos anos atrás as empresas não se preocupavam com as concorrências por que eram exclusivas e a demanda era quantidade, mas os tempos mudaram devido o aumento da concorrência hoje a demanda não é mais a quantidade e sim a variedade e quantidades menores. Devido a concorrência no mercado surgiu a necessidade de redução de custo através de melhoria na qualidade e no prazo de entrega trazendo maior flexibilidade nas empresas.
As industrias aplicaram o método (me) que significa manufatura enxuta que e a melhoria continua para a eliminação de desperdícios e redução dos custos que e também conhecido como o KAIZEN desenvolvido no Japão após a segunda guerra mundial.
Nas industrias têxtil a aplicação das praticas da (me) é recente e requer um tempo para a adaptação pois o histórico da produção em grande escala no setor, foi aplicada a pratica e troca rápida de ferramentas (TRF)
2- Manufatura Enxuta e Kaisen
O ME surgiu pela primeira vez no livro “A Maquina que mudou o mundo” foi realizada uma pesquisa bechmaking entre as empresas do setor automobilístico para avaliar e comparar o seu desempenho. Observou-se que as empresas japonesas se destacavam e ganhavam mercado mundialmente por produzir com alta qualidade e custos mais baixos. Todos adotaram suas práticas
Na década de 50 a toyota foi a empresa pioneira no desenvolvimento dos conceitos e praticas enxutas. Segundo Satolo (2006), o STP visava a melhoria do sistema produtivo através da identificação e minimização progressiva dos desperdícios.
As empresas estão adotando o método kaisen como uma forma sistemática para introdução dos conceitos, de forma que garanta um bom planejamento, execução e aprimoramento. Kaisen significa "mudar para melhor" tem como objetivo o melhoramento constante e sucessivo.
A realização destes métodos nas empresas tem sido chamado de” Gemba Kaisen” a palavra gemba significa “lugar verdadeiro”. No processo de produção o gemba é considerado local onde se