Manufatura
Sistemas Integrados de Manufatura
RESUMO: Faz-se uma proposição de vários conceitos atinentes ao gerenciamento da produção, muitos dos quais são válidos também para os Sistemas de Manufatura Convencional, mas que estão aqui colocados dentro do contexto dos Sistemas Integrados de Manufatura
(SIMs), que são os sistemas desenvolvidos sob a filosofia de fabricação CIM ('Computer Integrated
Manufacturing = Manufatura Integrada por Computador). Mostra-se que a integração depende basicamente da função controle.
ABSTRACT: Manufacturing integration is reviewed andvarious concepts and definitions founded in literature are presented for conventional and automated manufacturing systems.
The survey emphasizes information system management and control importance in order to improve manufacturing functions integration.
palavras-chave: sistemas de produção, manufatura integradas, gerência da produção
Key words: production systems,integrated manufacturing, production management
Flavio Cesar F. Fernandes
Professor Assistente DEP-UFSCar. Mestre em Engenharia de Produção pela EPUSP.
Doutorando em Engenharia de Fabricação na EESC-USP.
Departamento de Engenharia de Produção
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Via Washington Luiz, km. 235 13560 - São Carlos - SP
8
Introdução
Com o desenvolvimento da tecnologia de infonnação, o computador tem se tomado um elemento catalisador da integração das funções desempenhadas no sistema fabril: integração do projeto do produ to com o planejamento do processo, este com o gerenciamento da produção, este com a fabricação, etc., e como agentes dessa catalisação aparecem os Sistemas de Informação (SI), que são subsistema do Sistema de Controle. (Há os que colocam a seguinte relação, Sistema de
Controle = SI + processo decisório.)
Isso pode ser consta tado na li tera tura recente. Por exemplo, em Hitomi [13], a Tecnologia de Fabricação é incorporada à Tecnologia de Gerenciamento.