sadada
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ECOLOGIA GERAL
PROFª ADENILZA BORGES DO CARMO
RIO VERDE, 2014
DINAMICA DE POPULAÇÕES
1. CRESCIMENTO POPULACIONAL
Uma população cresce em proporção ao seu tamanho. “todo ser orgânico naturalmente cresce numa taxa tão alta que se não destruído, a Terra logo seria coberta pela progênie de um único casal”
Crescimento exponencial Quando os indivíduos jovens são adicionados á população continuamente.
N= Noer
Onde N é numero de indivíduos após T tempo; e, logaritmo natural e r é a taxa de crescimento exponencial
Este tipo de crescimento gera uma curva que acelera ou desacelera rapidamente. A taxa que os indivíduos são adicionados à população é derivada da equação: dN = rN dT onde dN/dT é a taxa de variação no tamanho da população; r é a contribuição de cada indivíduo para o aumento da população e N o numero de indivíduos
Acréscimos na população realizados em intervalos discretos (normalmente com variações sazonais) é denominado de crescimento geométrico. A taxa desse crescimento é representado pela razão do tamanho da população num ano para o ano precedente. λ = N (t+1)/N(t)
Para saber o crescimento da população em muitos intervalos de tempo: N (t0 = No λt
A contribuição individual para o crescimento populacional é a diferença entre a taxa de natalidade (b) e a taxa de mortalidade (d)
R = b-d
A velocidade de crescimento da população depende de sua estrutura etária, porque esta interfere diretamente no número de nascimentos e mortos por velhice.
Distribuição etária estável (população cresce e decresce na mesma taxa) e taxa de crescimento dependem das taxas de sobrevivência e natalidade de seus indivíduos l2 = So.S1 onde l2 é a probabilidade dos indivíduos estarem vivos na idade 2; So é o numero de indivíduos inicial e S1 é a probabilidade de os indivíduos chegarem até a