ondas estacionarias
Bacharelado em Engenharia Civil
P2/Manhã
Ada Cilene
Ana Paula Souza
Pollyanna Dias
Talita Félix
Yasnaya Apoliana
Experimento: Ondas Estacionárias em Cordas
João Pessoa-PB
2014
Introdução
Os fenômenos ondulatórios são importantes para a física, principalmente para a engenharia, onde são desenvolvidas técnicas de controle dessas ondas. Para termos uma ideia sobre ondas, é só lembrar-se de uma pedra sendo jogada num rio, ou até mesmo de um instrumento musical sendo tocado pelo seu artista. O surgimento de uma onda dar-se ao deslocamento de sua posição de equilíbrio e a perturbação que se desloca ou se propaga de uma região para a outra de um determinado sistema. Para entendermos um pouco mais sobre ondas, iremos estudar um caso simples, onde elas se propagam em um fio ou uma corda esticada, e com suas extremidades fixadas, dessa forma, essa onda é refletida para a extremidade contrária de onde está fixada, resultando no movimento ondulatório.
Objetivos
Estudar a propagação de ondas numa corda e o estabelecimento de ondas estacionárias;
Determinar a densidade linear da corda.
Revisão Teórica Ondas são movimentos oscilatórios causados por uma perturbação que se propagam através de um meio, transportando apenas energia, sem transportar matéria.
São três os tipos principais de ondas:
I. Ondas mecânicas: Estas ondas são mais comuns, pois as encontramos o tempo todo, exemplos comuns incluem as ondas na água, as ondas sonoras e as ondas sísmicas. São perturbações provocadas em meios materiais elásticos, transportando energia mecânica e não se propagam no espaço.
II. Ondas eletromagnéticas: Estas são menos familiares, mas usada constantemente, exemplos comuns incluem a luz visível e a ultravioleta, ondas de rádio e televisão, microondas, raios x e ondas de radar. Estas ondas não exigem nenhum meio material para existirem. Propagam-se no vácuo e em