Graduando
Departamento de Engenharia de Controle e Automação e
Técnicas Fundamentais da Escola de Minas – DECAT/EM
Laboratório de Tecnologias Industriais (TECIND)
Guia de estudos
Sistemas Integrados de Manufatura (CAT167)
Tecnologia de grupo
Professora: Karla Boaventura Pimenta Palmieri
Monitor: Artur Fonseca Bornachi
OURO PRETO, MAIO DE 2013
Versão 1.0
2
Sobre o material
Esta apostila é um guia de estudos relacionado ao tema Tecnologia de Grupo e destina-se aos alunos da disciplina de graduação
Sistemas Integrados de Manufatura (CAT167). O objetivo é passar informações iniciais sobre o assunto e desde já aconselha-se o estudo em bibliografia específica constante na ementa do curso para aprofundamento de estudos.
3
Tecnologia de grupo
1. Conceito
A tecnologia de grupo (TG) corresponde a um conjunto de critérios e técnicas para classificação e codificação de todos os componentes a serem produzidos por uma fábrica procurando adequar as estratégias de produção, espaço físico industrial e maquinário em relação ao agrupamento de produtos com características similares. Apresentase, desta maneira, como um fator significativo para a integração total de uma indústria, contribuindo para a organização e otimização do processo produtivo a que se destina.
A TG passou de uma simples técnica a uma metodologia global que tenta resolver problemas ligados à complexidade dos sistemas de produção atuais (tais como uma melhor automação, redução do tempo de ajuste, padronização das ferramentas, redução dos ciclos de fabricação).
2. Objetivos da TG
A tecnologia de grupo possui, dentre outras pretensões, encontrar o agrupamento dos produtos a serem processados na fábrica em família de produtos (FP), possibilitando o aumento da produtividade por meio da redução do fluxo de informações necessárias para o projeto e reorganizando o setor produtivo.
De modo mais geral, esta técnica pretende criar um