Experimento 11
1. Objetvo Determinar a capacidade termica do calorimetro, numa troca de calor entre duas amostras de água com massas e temperaturas diferentes, ocorrida no seu interior.
2. Materias Utilizados
Calorímetro nº 5
Termômetro
Proveta de 100 mL
Béquer (500 mL e 100 mL)
Aquecedor de Imersão
Pinça de mesa
Haste de aço (50 cm)
Garra
Presilha
3. Introdução Teórica Calorimetria é a parte da física que estuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor. Calor significa uma transferência de energia térmica de um sistema para outro, ou seja: podemos dizer que um corpo recebe calor, mas não que ele possui calor. A Calorimetria faz parte da termologia. Conceituações importantes: Calor: Energia térmica que é transimitida de um corpo para outro por causa da diferença de temperatura entre eles. É medido em calorias ou joules (1 Cal = 4,18 J). Capacidade térmica (C): É a capacidade de um corpo de mudar sua temperatura ao receber ou liberar calor. Ela é dada como a razão entre a quantidade de calor e a variação de temperatura:
Onde C é capacidade térmica do corpo (cal/°C). Q é quantidade de calor trocada pelo corpo e ΔΘ é a variação de temperatura do corpo (°C; °F ou K).
Calor específico (c): É a capacidade específica de uma substância de mudar sua temperatura ao receber ou liberar calor para cada massa unitária que esta vier a se incluir. Isto quer dizer que a Capacidade Térmica de um corpo é dada pelo Calor Específico da substância que o compõe e sua massa. A calor especifico é definido como ou
Onde c é o calor específico do corpo (cal/°C.g). C é a capacidade térmica do material, m é a massa do material, Q é a quantidade calor trocado pelos corpos e ΔΘ é a variação de temperatura do corpo. Equações fundamentais da calorimetria: Calor sensível: Ocorre mudança de temperatura nas substâncias.
Calor Latente: Ocorre mudança de fase (ou estado) nas substâncias.
4. Procedimeo