Experimento 11
O objetivo desse relatório é saber que uma reação química é a transformação da matéria onde ocorrem mudanças qualitativas (energia livre de Gibbs) na composição química de uma ou mais substâncias. Deve-se discutir a espontaneidade de algumas reações e analisar fatores entálpicos e entrópicos envolvidos. Os materiais disponibilizados foram: tubo de ensaio, pinça de madeira, bico de Bunsen, água destilada, pinça de ferro, termômetro, béquer, bastão de plástico, espátula.
Dados e resultados:
a) Na primeira parte do experimento aquecemos 2g Sulfato de Cobre pentahidratado (CuSO4.5H2O), que é azul, quando aquecio, transforma-se em anidro que é cinzento, enquanto a água que estava presente evapora. Quando adicionamos água, este torna a forma pentahidratada, recuperando a coloração azul, conhecido como azul cúprico. Obtivemos a temperatura inicial de 20°C, e depois ao adicionar algumas gotas de água obtivemos a temperatura final de 38,2°C. Essa é uma reação exotérmica, portanto sua entalpia é menor que zero e seu grau de entropia é baixo, pois é um sólido.
Cu+H2SO4+H2O2+3H2O→CuSO4.5H2O
∆T=38,2-20=18,2
b) No segundo experimento pegamos a fita de magnésio e colocamos na chama , observou-se que quando aquecida, a fita emite uma forte luz branca, e após o aquecimento, a fita, que tinha cor cinza-metálica e era sólida e compacta, passou a apresentar uma substância em forma de pó de cor branca ao seu redor. Isso deve-se ao fato de que, aquecido em presença do ar atmosférico, o magnésio entra em combustão, formando o óxido de magnésio (MgO), de acordo com a equação:
2Mg + O2 → 2MgO + luz
Durante o aquecimento, o magnésio absorve energia da chama; após o processo de óxido-redução, a energia é emitida em forma de luz. Como o magnésio emite luz ultravioleta, a luz é vista a olho nu na cor branca. Por absorver energia é um processo endotérmico, portanto sua entalpia é maio que zero e por ser um material sólido sua entropia é pequena.
c) No terceiro