fichamento de geografia
A importância da indústria
“Indústria é o conjunto das atividades realizadas na transformação de objetos em estado bruto- as chamadas matérias-primas (naturais ou não) – em produtos que tenham uma aplicação e satisfaçam as necessidades dos seres humanos”.
“Ligada ao setor secundário da economia, a indústria proporciona empregos, desenvolve o comércio, os transportes e os serviços, já que todas as atividades econômicas estão interligadas”.
Página 300
Evolução da indústria
“Antes da indústria moderna, é possível reconhecer pelo menos dois estágios anteriores”.
Página 300
Artesanato
“O artesanato caracteriza-se por uma transformação simples das matérias-primas em objetos, com base no trabalho manual e no emprego de ferramentas rústicas”.
“A produção é pequena e, geralmente, destina-se ao mercado local. O artesão é o responsável por todas as etapas do trabalho”.
“O trabalho artesanal costumava ser dividido entre um pequeno grupo de pessoas: o mestre artesão; os jornaleiros e os aprendizes”.
“Alguns artesãos conservaram seu método tradicional de trabalho mesmo com o desenvolvimento do comércio e abertura de rotas comerciais entre vários pontos da Europa e Ásia”.
Página 300
Manufatura
“A manufatura corresponde ao estágio intermediário entre o artesanato e a maquinofatura, ou seja, a indústria tal qual a concebemos na atualidade”.
“A passagem do artesanato para o estágio da manufatura não esteve ligada propriamente a uma evolução tecnológica, mas ao aprofundamento da divisão do trabalho, com a finalidade de aumentar a produção”.
“O estágio intermediário entre artesanato e manufatura foi o chamado sistema de artesanato capitalista, que se desenvolveu principalmente na Inglaterra”.
“O capitalista vetava ao artesão o acesso à matéria-prima e ao mercado consumidor, ou seja, controlava seu trabalho”.
Página 301
Maquinofatura
“Compreende o atual estágio de desenvolvimento industrial e teve inicio com a Revolução Industrial do século XVIII,