"A Geografia da Fome" - Fichamento
Autor: CASTRO, Josué de
Objetivo(s) do texto: Transmitir ao leitor o conhecimento das regiões, principalmente brasileiras, em relação aos seus dilemas e dificuldades ao que se diz respeito ao alimento que não se faz presente ou é insuficiente, e tentar explicar o porquê dessa ausência, quando o país tem capacidade de produção e distribuição.
Mostrar que a fome é um problema que por muitos é abafado, mas que, sem dúvida alguma, gera consequências ruins para o desenvolvimento da sociedade. Assim, o autor denuncia um assunto que antes era tratado como tabu.
Conceitos utilizados:
TABU
FOME
CLIMA
VEGETAÇÃO
REFORMA AGRÁRIA
DESENVOLVIMENTO
ECONOMIA
Resumo: Josué de Castro, que além de geógrafo é um cientista social, escolheu estudar o tema “fome” com o método da moderna ciência geográfica, para localizar e interpretar os fenômenos de modo mais preciso (localização, extensão, vegetação) e correlacionados. Nessa obra, ele realiza um estudo completo sobre as regiões brasileiras em relação à fome, principalmente onde existem maiores dificuldades e desafios, como no Norte e Nordeste, e mostra os recursos que elas possuem para se alimentar, e que por muitas vezes são limitados.
Realiza um estudo das áreas, com suas terras, limites geográficos, seu tipo de vegetação e paisagem, seu solo, e como isso afeta a sociedade que vive nessas regiões; exemplifica os problemas que elas passam em relação à fome e necessidade de alimentos, e também “tragédias” geográficas, como por exemplo, a da Amazônia, com uma parte da população vivendo a esmo na floresta, dentro de um espaço quase impenetrável do meio, ou como o sertão nordestino, com seu clima semiárido e a seca, e como isso pode afetar de forma negativa a alimentação.
Disserta sobre as influências sofridas, como a colonizadora, indígena, portuguesa, etc.
Fala sobre os alimentos básicos das regiões e o que é produzido a partir deles, e