Fichamento de Geografia
Ciências Sociais - Licenciatura
Texto:
CAVALCANTI, Lana de Souza. “Concepções teóricas e elementos da prática de ensino de Geografia” (pgs. 11 a 27); “Referências pedagógico-didáticas para a Geografia escolar (pgs. 29 a 46). In: Geografia e Práticas de Ensino. Editora Alternativa. Goiás: 2002.
Apresentação
O presente trabalho é uma resenha de dois capítulos do livro Geografia e Práticas de Ensino, publicado em 2002 pela Editora Alternativa e de autoria de Lana de Souza Cavalcanti, professora da Universidade Federal de Goiás, pesquisadora dos temas de ensino da geografia e e formação do professor. Os capítulos resenhados são “Concepções teóricas e elementos da prática de ensino de Geografia” (pgs. 11 a 27) e “Referências pedagógico-didáticas para a Geografia escolar (pgs. 29 a 46).
Concepções teóricas e elementos da prática de ensino de Geografia
Ela destaca que os objetivos do ensino de Geografia, na perspectiva que defende, orientam a estruturação de conteúdos e o modo de encaminhá-los nas atividades de sala de aula para propostas pedagógicas de cunho socioconstrutivista, que considera o ensino como processo de construção de conhecimentos e o aluno como sujeito ativo nesse processo e o professor como mediador desse processo.
A educação geográfica na escola se propõe a elevar as pessoas em geral, os cidadãos a uma consciência da espacialidade das coisas, dos fenômenos que elas vivenciam, diretamente ou não, como parte da história social.
O texto dedica-se a esclarecer como, na proposta socioconstrutivistas, se colocam três elementos importantes do processo social escolar de ensino e aprendizagem: os conteúdos, o aluno e o professor.
Os conteúdos são definidos como instrumentos para o ensino escolar da Geografia. Por isso, a escolha deles vai depender de sua utilidade para os alunos. Tendo em vista que o objetivo é formar “raciocínio espacial”, há necessidade de municiar os alunos