Fichamento de geografia
FICHAMENTO DE GEOGRAFIA:
O setor energético brasileiro
Aluno: Polliana Tavares N° 4181 Sara Beatriz N° 4068 Turma: 103 Yasmin Kimura N° 3567
Manaus, 15 de abril de 2014
1. Identificação: Capítulo 31 – Industria e energia no Brasil.
2. Resumo por tópicos 2.1 O setor energético brasileiro
Os investimentos realizados em infraestrutura de energia são fundamentais para sustentar o crescimento socioeconômico e garantir o suprimento continuo de energia para diversos consumidores.
A industria de energia do Brasil correspondia por 89% do abastecimento do pais em 2003, sendo os 11% restantes produtos importados, como o petróleo, carvão mineral, gás natural e energia elétrica.
O Brasil quanto á oferta interna de energia apresenta relativo equilíbrio no uso de fontes renováveis –biocombustiveis- e não-renováveis – carvão mineral, gás natural e petróleo.
2.2 Transformações na matriz energética do Brasil
O crescimento populacional, o aumento do consumo de produtos industrializados e a expansão áreas urbanas e agrícolas significaram crescente demanda por energia do Brasil e expansão do parque gerador de energia.
As fontes de energia modernas como o carvão mineral, petróleo e eletricidade de energia hidráulica substituíram as fontes de energia tradicionais como lenha e carvão vegetal ao longo do século XX.
A pequena produção interna de derivados de petróleo sustentaram a expansão dos transportes rodoviários e tornaram o pais dependente de importações.
Após a segunda crise do petróleo a