Organização Social do Trabalho
Curso: Ciências Contábeis- 1º Período- Noturno
Professora: Francisca de Oliveira Cruz
Aluna: Elaine Glória de Mello da Silva
Questões:
1.1-Qual o significado de trabalho, segundo Saviani?
Para Saviani o trabalho é parte essencial da ontologia do homem como ser social. A aquisição da consciência dá-se pelo trabalho, pela ação do homem sobre a natureza, transformando-a, moldando-a para adequá-la as suas necessidades. O trabalho, neste sentido, não é emprego, não é apenas uma forma histórica do trabalho em sociedade, ele é uma atividade fundamental pela qual o ser humano se humaniza se expande em conhecimento e se aperfeiçoa. O trabalho é a base estruturante de um novo ser, é através do trabalho que o homem produz sua própria essencial, o homem somente é o que é pelo trabalho, ele precisa aprender a produzir sua própria existência.
1.2- Como o trabalho se organizava socialmente no período das Teorias Organizacionais: Clássica/Científica e Comportamentalista?
A Teoria Clássica/Cientifica provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo. Para o aumento da produtividade propôs métodos e sistemas de racionalização. O trabalhador era visto como força de trabalho que deveria ser impulsionada pela recompensa financeira. Neste momento havia a crença de que o trabalho deveria se rotineiro e os funcionários especializados nos movimentos executados. Não existia nenhuma preocupação com lado emocional, o trabalhador era visto como mais uma maquina e assim poderia ser facilmente substituído. Porém, esse trabalho mecânico proposto pelas organizações, acabava por alienar os funcionários e isso refletia de certa maneira em sua produtividade.
Já a Teoria Comportamentalista tem ênfase na busca de soluções democráticas e flexíveis para os problemas organizacionais preocupando-se mais com os