A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA QUALIDADE DE VIDA DA ORGANIZAÇÃO.
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA QUALIDADE DE VIDA DA ORGANIZAÇÃO.
Monografia apresentada ao Curso de Pós Graduação da FAEL, como requisito, para obtenção de Especialista em Gestão de Pessoas, sob orientação da professora Elizabeth Macuco Zanetti.
Bom Jesus Do Itabapoana – RJ
2010
MARILENE DE FIGUEIREDO ALVES SEUFITELLI
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA QUALIDADE DE VIDA DA ORGANIZAÇÃO.
Monografia apresentada ao Curso de Pós Graduação da FAEL, como requisito, para obtenção de Especialista em Gestão de Pessoas, sob orientação da professora Msc. Elizabeth Macuco Zanetti, pela banca examinadora composta pelos membros:
( ) Aprovado
( ) Reprovado
Data ___/___/______
Professor Orientador: Elizabeth Macuco Zanetti
Professor Examinador
Professor Examinador
RESUMO
Os assistentes sociais sempre foram solicitados a atuar no universo das organizações. Essa atuação profissional na empresa apresentou formas diferenciadas, à medida que se alterava o cenário socioeconômico e político da sociedade brasileira. A década de 1990 foi marcada por intensas transformações ocorridas no mundo do trabalho, afetando consideravelmente as relações sociais de trabalho. As empresas reestruturaram-se e, objetivando melhor qualidade e produtividade, passaram a exigir profissionais mais qualificados, polivalentes e flexíveis, inclusive os assistentes sociais. Diante da reestruturação produtiva e aumento da competitividade no mercado capitalista, há uma ampliação por parte das empresas na área de Gestão de Pessoas tomando-as como corpo funcional diferencial que proporcionará maior qualidade produtiva e crescimento empresarial. Neste sentido, há uma expansão da área de Recursos Humanos como campo de atuação do assistente social considerado profissional qualificado pela capacidade de transformar suas habilidades em competência; tendo uma