A organização social do trabalho
O Capitalismo e a organização do trabalho
Introdução Pág.2
Desenvolvimento
1. Capitalismo e divisão do trabalho na perspectiva de MARX Pág. 3 2. Capitalismo e divisão do trabalho na perspectiva de DURKHEIM Pág. 5 3. Capitalismo e divisão do trabalho na perspectiva de WEBER Pág. 6
Considerações Finais Pág.8
Bibliografia Pág. 9
INTRODUÇÃO
O Capitalismo é um sistema económico em que os meios de produção e de distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Qualquer decisão sobre oferta, preço ou investimento não são feitos pelo estado, os lucros são distribuídos pelos proprietários das empresas, e os salários são pagos pelas empresas aos trabalhadores.
O termo capitalismo foi criado e utilizado por socialistas e anarquistas no final do Sec. XIX e inicio do Sec. XX, para identificar o sistema politico – económico existente na sociedade ocidental quando se referiam a ele, no entanto era também conhecido como liberalismo.
A divisão social do trabalho num contexto onde o individuo não consegue controlar o aumento da população e atender á procura de bens por ele exigida.
Iremos então analisar o capitalismo e a organização do trabalho na vertente de vários autores.
Para MARX
“ A divisão do trabalho na sociedade se processa através da compra e venda dos produtos dos diferentes ramos de trabalho, a conexão dentro da manufactura, dos trabalhos parciais se realiza através da venda de diferentes forças de trabalho ao mesmo capitalista que as emprega como força de trabalho colectiva. A divisão manufactureira do trabalho pressupõe concentração dos meios de produção nas mãos de um capitalista, a divisão social do trabalho,