beneficios da floresta
Plano nacional de silvicultura de espécies florestais nativas e Saf’s.
Este instrumento de política é uma das prioridades do PNF, com o objetivo de opção para recuperação de áreas degradadas e ampliação das plantações florestais com espécies nativas. O plano devido aos contratempos do ministério do meio ambiente ainda não foi lançado o plano, mas em questão de pouco tempo será lançado. O plano e uma ação integrada entre os ministérios dom meio ambiente, da agricultura pecuária e abastecimento, ciência e tecnologia, do desenvolvimento agrário e organizações. Que apontaram um desequilibro na demanda e oferta de produtos florestais de espécies nativas e consumidores mais conscientes. E também um grande potencial e bases institucionais cientificam e humanas, são grande justificativas para a criação do plano. O plano basicamente consiste em linhas temáticas de ação como:
- Sistemas de informações: Que disponibiliza e reconhece informações e experiências bem sucedidas, publicação de manuais, campanhas e seminários para promover o sistema.
- Disponibilização de insumos: Identificar áreas de coleta de sementes, beneficiamento e armazenamento, material informativo e cursos.
- Assistência técnica e Extensão rural: Capacitar extensionistas e agentes, prestar assistência técnica qualificada.
- Credito: Criar e levantar informações sobre a demanda potenciais por credito, adequar linhas de credito já existentes, incentivar reposição florestal com uso de espécies nativas.
- Mercado e comercio de produtos florestais: Criar e identificar cadeias produtivas e sistematizar comercialização de produtos florestais.
- Regulamentação: Adequar e criar leis e elaborar cartilhas com a legislação pertinente.
- Monitoramento e controle: Criar um conselho gestor com regimento com definição de regimento.
Rafael Moribe Lopes.