Jnoon

5022 palavras 21 páginas
1

Manejo Florestal Sustentável e Exploração de Impacto Reduzido na Amazônia Brasileira

2

A Amazônia
A Amazônia possui a maior floresta do mundo, o maior sistema fluvial da Terra e uma estonteante diversidade de fauna: um quarto de todas as espécies do planeta. E mais: 20.000 espécies diferentes de plantas crescem exclusivamente na região. A floresta ainda contribui com um efeito moderador sobre o clima, além de ajudar a manter a qualidade das águas e a estabilidade do solo. Explorar as riquezas da floresta, causando o menor dano possível a todo seu rico ecossistema, é o desafio que se impõe. A recomendação expressa no relatório “Amazônia sustentável: limitantes e oportunidades para o desenvolvimento rural”, publicado em 2000 pelo Banco Mundial e Imazon (Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia), é de que se adote uma política de desenvolvimento para a Amazônia com forte ênfase no manejo florestal sustentável. Esta é a melhor opção para o uso do solo em 83% da extensão da Amazônia Legal. Não mais de 17% das terras, ao sul da região, numa zona caracterizada por chuvas moderadas com menos de 1.800 mm por ano (a chamada Amazônia seca), prestam-se, com alguma possibilidade de êxito econômico, à agropecuária. Entretanto, alerta o relatório, se não houver controle das forças de mercado, o uso do solo será baseado na exploração madeireira predatória e na pecuária extensiva. Nesse caso, a economia dos municípios da Amazônia tenderá a seguir o ciclo de boom-colapso.

A Amazônia Legal brasileira estende-se por uma região de 5 milhões de km2, mais da metade de todo o território nacional. Engloba os estados do Amazonas, Pará, Amapá, Roraima, Acre, Rondônia e Tocantins, a maior parte do estado do Maranhão e o norte de Mato Grosso.

3

A exploração convencional
Atualmente, a maior parte da exploração madeireira na Amazônia ainda é praticada segundo os métodos convencionais, destrutivos e fundados numa visão imediatista. E, ainda, 80% dos que se dedicam

Relacionados