Gênero e sexualidade
O primeiro passo para entender o conceito de gênero é compreender as diferenças entre sexo e gênero. Sexo explica as diferenças físicas e biológicas entre macho e fêmea, em todas as espécies. Gênero refere-se apenas à espécie humana, levando em consideração aspectos sociais e culturais que influenciam homens e mulheres, tornando-os seres culturais, plurais e variáveis.
Gênero: gênero se realiza culturalmente, por ideologias que tomam formas específicas em cada momento histórico e tais fomas estão associadas a apropriações político-econômicas do cultural, que se dão como totalidades em lugares e períodos determinados. (CASTRO, Mary, 1989).,
Relatório da Campanha Mundial da Educação ressalta discriminação de gênero na educação por Natasha Pitts, da Adital
Nesta quarta-feira (29), a Campanha Mundial pela Educação (CME) apresentou ao Comitê sobre a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres (Cedaw) o relatório inédito A Discriminação de Gênero na Educação: Violação dos direitos das mulheres e meninas. Baseado em dados, estudos de casos e em uma pesquisa mundial sobre a discriminação de gênero nas escolas, o documento mostra os desafios para se alcançar a igualdade entre homens e mulheres no acesso à educação.
Um dos principais objetivos deste relatório é mostrar ao Cedaw a necessidade urgente de chamar atenção para a falta de oportunidades iguais para meninos e meninas quando o assunto é acesso ao ensino e conseguir superar este problema.
Nos últimos anos, a quantidade de meninas e adolescentes matriculadas na escola aumentou. Contudo, o fato não é motivo de grandes comemorações, pois isto não garante que os gêneros têm as mesmas oportunidades educativas e muito menos que a discriminação foi superada. Ao mesmo tempo em que elas estão tendo mais acesso à escola, também têm maior probabilidade de deixar os estudos antes de completar a educação primária.
Segundo informações de 2011 da Organização das Nações Unidas para a