Densidade
Prof.ª ARIADNA
DENSIDADE
SÃO LUIS 2012
CENTRO DE ENSINO MANOEL BECKMAN
ARIEL POLICARPO N° 05
BRUNO ERLEN N° 06
FRANCISCO DAS CHAGAS N°
KASSYO SOUSA N° 21
LUCAS DE SOUZA N° 24
WALLISSON FERREIRA N° 36
DENSIDADE
Trabalho apresentado a Profª Ariadna da disciplina Física para obtenção parcial de nota referente ao 1º (primeiro) bimestre.
SÃO LUIS
2012
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Densidade
2.1 Determinando a Densidade
3. Conclusão
4. Referencias Bibliográficas
1. Introdução
Densidade é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica. A densidade é definida como sendo a razão entre a massa de uma amostra e o volume ocupado por esta massa.
Em geral, a densidade dos sólidos é maior que a dos líquidos e esta, por sua vez, é maiores que a dos gases.
Portanto, para medirmos a densidade de um objeto qualquer, precisamos conhecer a sua massa e volume, pois a densidade é a massa dividida pelo volume.
Os sólidos são materiais que contém uma consistência muito alta o que resulta em grande quantidade de massa em um pequeno volume, porque suas moléculas se encontram muito unidas umas as outras.
2. Densidade
A densidade de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ (a letra grega ró) e a unidade S.I. para a densidade é quilogramas por metro cúbico (kg/m³).
Densidade é a relação entre a densidade da substância em causa e a massa volúmica da substância de referência (a água é geralmente tomada como referência). É uma grandeza adimensional, devido ao quociente. Quando se diz que um corpo tem uma densidade de 5, quer dizer que tem uma massa volúmica 5 vezes superior à da água (no caso dos sólidos e líquidos).
Há uma pequena diferença entre densidade e massa específica. A massa específica, embora definida de forma análoga à