Gênero e Sexualidade
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL
Sala: 203 do Instituto de Psicologia
Professora responsável: Paula Sandrine Machado
Estágio Docência: Ângelo Brandelli Costa
Súmula:
A disciplina discute as diferentes perspectivas teóricas presentes na construção dos conceitos de gênero e sexualidade a partir de uma perspectiva crítica pós-estruturalista. Busca compreender como as verdades sobre o masculino e o feminino, assim como a normalização da sexualidade dentro de uma matriz heteronormativa, estão presentes nas práticas da psicologia na forma como ela se instaurou na modernidade. Aborda as transformações do dispositivo da sexualidade e dos modos de subjetivação. O elemento central de problematização busca situar o lugar destinado/conquistado pelas sexualidades minoritárias no interior do dispositivo.
Objetivos
- Discutir as maneiras como são classificadas na sociedade contemporânea as diferentes expressões da sexualidade.
- Compreender as relações entre sexo/gênero e sexualidade.
- Desenvolver competências para incorporar o conhecimento oriundo de pesquisas sobre a temática como forma de analisar práticas e lógicas institucionais.
- Entender como as hierarquias ligadas ao sexo/gênero/sexualidade se expressam nas políticas públicas, particularmente naquelas ligadas à saúde.
Conteúdo Programático
Detalhamento das aulas:
Datas
Conteúdo Programático Trabalhado
1. 15/03
- Apresentação da disciplina - Introdução à temática: por que discutir corpo, gênero e saúde?
- O cinema como pedagogia cultural
Texto:
LOURO, G. L. Cinema e Sexualidade. Educação e Realidade, v. 33, n.1, p. 81-97, 2008. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/viewFile/6688/4001
Filme:
EPSTEIN, Rob; FRIEDMAN, Jeffrey. O Outro Lado de Hollywood. [Celluloid Closet], França, Ilhas Britânicas, Alemanhã e Estados Unidos, 102 min, 1995
2.22/03
- O dispositivo da Sexualidade