ATIVIDADE REFERENTE AOS TEXTOS: MAGNA CARTA (1215); PETIÇÃO DE DIREITOS (1628- CARLOS II); DECLARAÇÃO DE DIREITOS (1688/89- REVOLUÇÃO GLORIOSA).
503 palavras
3 páginas
ATIVIDADE REFERENTE AOS TEXTOS: MAGNA CARTA (1215); PETIÇÃO DE DIREITOS (1628- CARLOS II); DECLARAÇÃO DE DIREITOS (1688/89- REVOLUÇÃO GLORIOSA). Comente:
1. Magna Carta (1215):
R=
A leitura da Magna Carta direciona a um tratado com o rei mediante a realidade vivenciada, as altas taxas e poder real, assim a carta veio como meio de limitar e evitar um reinado absolutista, assim os pontos de destaque dentre as 63 cláusulas são referente a liberdade, assim a carta se inicia de forma respeitosa e cordial, mostrando seus principais relatores, apresentando a igreja e os barões como os interessados na mudanças.
As primeiras dissertações sobre a liberdade aos homens e a seus herdeiros maiores de idade, onde estabelece o pagamento de taxa de transição e aos menores de idade receberam a herança e só pagaram a taxa ao alcançarem a maioridade, em relação ao casamento estabelece que o casal deva ter iguais condições, no caso a mulher que enviúva não será obrigada a casar com a quem a mantém, no campo comercial pede-se a direitos e liberdade alfandegaria, quanto ao trabalho de natureza humana passaria a não permitir a exigência de uso da ajuda de homens livres e não será permitido o aprisionamento, os delitos e punições serão dadas mediante ao direito de um julgamento justo e ainda o direito a habeas corpus.
As cláusulas apresentam os desejos do Grande Conselho em limita o poder do rei, este conselho formado por clero, condes, barões. A função desse conselho seria deliberar ou não sobre aumentos de impostos, alterações nas leis, e confirma a autoridade dos nobres e da igreja.
2. Petição de Direitos (1628- Carlos II):
R=
O documento consiste basicamente em uma lista de petições que solicitam ao Rei que respeite a Magna Carta, feita no reinado de Eduardo I, e os decretos estabelecidos nessas, sendo assim mantidas a integridade e a autoridade do parlamento.
3. Declaração de direitos (1688/89- Revolução Gloriosa):
R=
O documento criado pelo parlamento em 1689,