Relatorio estatica
RESUMO Este relatório visa explicar e demonstrar a força resultante do sistema de equilíbrio estático, variando-se o ângulo das forças atuantes no sistema, que estão localizadas na Mesa de Força. Comparando os resultados obtidos através do dinamômetro e cálculos algébricos com os conceitos de forças e inércia.
OBJETIVO
Este experimento tem como objetivo estudar a estática de um ponto material, sendo que existe também a estática do corpo rígido, através das forças que atuam sobre um objeto ou sobre um sistema de n objetos. E verificar experimentalmente que a soma de grandezas vetoriais tem que resultar em zero, ou seja, a força resultante seja nula significando que o objeto está em equilíbrio.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Equilíbrio estático, pela física clássica, é definido como sendo um arranjo de forças atuantes sobre um corpo qualquer, em repouso, de modo que a resultante dessas forças tenha um módulo igual a zero. Isto é, todo e qualquer corpo estará em repouso em relação a um ponto referencial, somente se as forças aplicadas sobre ele forem nulas.
Em diversos momentos do nosso cotidiano lidamos com situações envolvendo o equilíbrio estático. Pois este está presente em basicamente tudo o que está em repouso perante os nossos olhos (nosso ponto referencial padrão), como: um aparelho de TV sobre uma estante ou então um livro sobre uma mesa. Agora, se por algum acaso passe a agir uma força sobre esses objetos, de modo que vença quaisquer obstáculos contrários (como a força atrito), a força resultante final passa a ser diferente de zero e o corpo entrará em movimento.
Com base na Primeira Lei de Newton, podemos saber se um corpo está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme se a resultante das forças que agem sobre ele é nula. Para isso podemos simplificar da seguinte forma:
Corpo em equilíbrio
Repouso Movimento
Estático Dinâmico
Para uma melhor compreensão, segue-se abaixo, na figura 1 um ponto P, que está sujeito a ação de