Contrastes utilizados em exames médicos
Meios de contraste são substancias usadas em radiologia com objetivo de permitir a suficiente diferenciação entre estruturas vizinhas que possuem densidade similar. O meio de contraste permite esta diferenciação através do aumento de contraste entre as estruturas.
Está no slide:
Usadas em exames radiologicos;
Tecidos ósseos não utilizam contrastes;
Òrgãos apresentam densidade semelhante em toda a sua estrutura, impedindo sua perfeita visualização;
Exemplo: rins, estômago, intestinos, cápsulas articulares, etc.
Contrastes são substâncias químicas que servem para opacificar o interior de órgãos;
O que ocorre quando ingerimos um contraste?
Os contrastes , devido seu alto número atômico, possuem a propriedade de atenuar mais a radiação , formando desta forma uma sombra sobre o écran que por sua vez intensificará a imagem sobre a película sensibilizando-a, que no processo de revelação apresentará uma imagem opaca.
Os agentes de contraste devem satisfazer algumas condições que justifique o seu amplo uso na pratica clinica. As principais são:
•Baixa toxicidade
•Fácil administração, sem modificação química.
•Eliminação fácil
•Fornecer contraste adequado
Meios de contrastes
Os meios de contraste utilizados nos exames de Radiologia e Diagnóstico por Imagem são fabricados utilizando basicamente três substâncias com diferentes utilidades: o bário, o iodo e o gadolínio.
Bário
são utilizados por via oral em exames que se deseja demonstrar melhor o tubo digestivo (ex.: esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso) nos exames de raio-X e tomografia computadorizada. Estes contrastes não são absorvidos pelo organismo e são eliminados juntamente com as fezes, tornando-as esbranquiçadas por alguns dias após o exame ter sido realizado. Dificilmente causam efeitos colaterais, sendo o maior problema, o gosto um pouco desagradável, o que pode ser disfarçado misturando-se grosélia ou outro concentrado para sucos. Pode