Meio de contraste
Introdução
Passar por qualquer tipo de tratamento diagnóstico pode ser uma experiência preocupante, principalmente se você ou alguém muito próximo vivenciou uma situação como essa antes. Muitos procedimentos são totalmente inócuos e indolores, mas é com eles que você tem mais informações para conseguir entender melhor o que está acontecendo.
A Schering é líder mundial neste tipo de tratamento - por meio do qual o diagnóstico "interno" do paciente utilizando uma ampla variedade de técnicas de imagem é melhorado consideravelmente pelo uso de modernos agentes de imagem. A Schering sempre esteve muito envolvida neste tipo de tratamento no último século e desenvolveu uma grande variedade de meios de contraste que auxiliam os médicos a produzir diagnósticos com mais precisão.
Embora o exame de raios-x seja a técnica de imagem mais conhecida e comum, não é o único procedimento para "avaliar dentro" do corpo humano. Há vários outros métodos não invasivos para examinar o interior dos pacientes, como ressonância magnética, ultra-sonografia ou métodos usados em medicina nuclear.
A idéia básica para o desenvolvimento de meios de contraste para os diferentes tipos de procedimentos de imagem é possibilitar o diagnóstico precoce de doenças. Fique à vontade para aprender mais sobre esses procedimentos inovadores nas próximas páginas.
Raios-X
Raios-X sem mistério
A técnica de raios-x é um processo de imagem freqüentemente utilizado na medicina ficando atrás somente da ultra-sonografia. Porém, enquanto ondas eletromagnéticas de alta energia com curtos comprimentos de onda são excelentes para a visualização de estruturas densas, como ossos, o reconhecimento dos órgãos de tecido mole é muito menos preciso. Sua imagem aos raios-X dificilmente difere daquela da área circundante. Foi este problema que estimulou pesquisas sobre o meio de contraste que poderia ajudar os médicos a distinguir detalhes dentro e entre órgãos de tecido mole.
Por que