Exames contrastados
Para realizar exames com este tipo de contraste, é necessário utilizar uma kilovoltagem alta, pois esse elemento possui um número atômico alto.
- PREPARO DO PACIENTE:
Antes de o paciente ser submetido ao exame, é necessário que seja verificado e retirado qualquer tipo de acessórios e materiais que possam causar artefatos. Também deve-se investigar, se for mulher, se está gestante. - Agendamento: É muito importante o agendamento do exame, uma vez que um exame contrastado começa sempre no agendamento, devendo sempre observar as contraindicações para o exame e indicar o preparo intestinal que pode variar dependendo do exame e do paciente. Em se tratando de mulheres, a história menstrual deverá ser obtida. A irradiação de uma gravidez inicial é uma das condições mais arriscadas em uma radiologia. Os exames radiográficos que incluem a pelve e o útero no feixe primário devem ser realizados em gestantes quando absolutamente necessário. A figura ao lado mostra todo o sistema digestório, que inclui todo o tubo digestivo (boca, faringe, esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado, intestino grosso e ânus) e vários órgãos acessórios (glândulas salivares, pâncreas, fígado e vesícula biliar). É utilizada a Solução Acuosa de Sulfato de Bário como meio de contraste positivo para visualizar o sistema digestório, sendo realizado exames como:
- SEED (Seriografia Esôfago-Estômago-Duodeno): Realizado para estudar o esôfago, estômago e duodeno;
- TRÂNSITO INTESTINAL DELGADO: Realizado para estudar o intestino delgado; e
- ENEMA OPACO: Realizado para estudar o intestino grosso. - Preparo do paciente: É necessário jejum de no mínimo 8 horas antes da realização do exame para adultos e de 4 horas para exames pediátricos. Qualquer medicação anti espasmódica deve ser descontinuada pelo menos 24 horas antes do exame. O paciente é instruído para que não fume nem masque chicletes durante o período de jejum. Essas atividades aumentam as