Magazine Orion
Elaborado pelo Prof. José Valério Macucci - INSPER
Augusto Peixoto acaba de completar 6 meses como Diretor Superintendente da Magazines
Órion, que é um pequeno varejista regional com 29 lojas, 1 depósito e o escritório central. A empresa foi fundada em 1962 com uma loja no município de Vinhedo no interior de São Paulo que vendia basicamente tecidos e armarinhos em geral.
A loja fez muito sucesso pelo sortimento dos produtos que oferecia e pelo atendimento atencioso e cordial que o fundador, o Sr. José Said Faruk e seus 4 funcionários, dispensavam a seus fregueses. Desde o começo, a idéia foi buscar bons produtos, com diversidade e qualidade, oferecer um bom atendimento e preços imbatíveis.
Com esta fórmula a Magazine Órion consolidou a sua imagem e marca na cidade e nos 18 anos seguintes, abriu mais 12 lojas em municípios vizinhos e iniciou a década de 80 com 13 lojas.
Até então, as lojas não ofereciam produtos e artigos acabados e foi quando o fundador decidiu vender alguns bens que possuía e passou a investir na compra de outros magazines em cidades vizinhas que já trabalhavam com roupas, enxovais de cama, mesa e banho e acabamentos para a casa como cortinas prontas e tapetes.
Assim, nos 10 anos seguintes foram incorporadas outras 16 lojas e em 1991, a Magazines
Órion possuía 28 lojas e tinha uma ótima clientela com uma marca consolidada e um faturamento sólido e crescente. Durante a década de 90 a empresa abriu mais 8 lojas, expandiu sua atuação para 27 municípios em São Paulo e Sul de Minas Gerais e chegou a 2001 com 36 lojas, 656 funcionários, um faturamento de R$ 26 milhões e um lucro líquido de R$ 2.8 milhões e foi quando o Sr. Faruk, já com 71 anos de idade, teve que se afastar do dia-a-dia da empresa por motivos de saúde.
Nos 7 anos que se seguiram, o fundador teve sua saúde ainda mais debilitada e viu sua empresa ter que fechar 4 lojas por ser deficitárias, o faturamento caiu