tipos de contraste
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
TIPOS DE CONTRASTE
GUSTAVO MARCELO GONÇALVES ALMEIDA
TERESINA-PI
2013
GUSTAVO MARCELO GONÇALVES ALMEIDA
TIPOS DE CONTRASTES
TERESINA – PI
2013
OS MEIOS DE CONTRASTES UTILIZADOS NOS EXAMES DE RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
RESUMO
O presente artigo trata dos meios de contraste radiológicos que são substâncias químicas que servem para opacificar o interior dos órgãos, que não são visíveis no RX simples.
PALAVRA – CHAVE: MEIOS DE CONTRASTE
ABSTRACT
The present article delas with radiologic contrast media trat are chemical substances that are used to opacifi the interior of the bodies, which ara not visible on plain radiographs.
INTRODUÇÃO
Em 1895, WILHELM CONRAD RAENTGEN descobriu os RAIOS X, percebendo então que esta radiação conseguia atravessar grande parte de substâncias e tecidos humanos, exceto ossos metálicos. Essa descoberta se espalhou pelo mundo da ciência, e com a tecnologia o trabalho de ROENGTGEN evolui tornando-se a Radiologia. Com a evolução cientifica, além dos Raios X houve também a necessidade da utilização de substâncias químicas, chamadas meios de contraste, para melhor visualização das estruturas anatômicas, pois alguns órgãos possuem densidades semelhantes, dificultando sua visualização, portanto os meios de contraste atuam opacificando o interior dos órgãos para facilitar a visibilidade dos Raios X, também sendo utilizando constantemente em exame de diagnóstico por imagem.
Por outro lado estas substâncias podem causar algumas reações adversas, para administração desses meios de contrastes são necessários a assistência de uma equipe de enfermagem especializada para atuar na realização do procedimento prático de aplicação da substância e em possíveis