Design para quem nao designer
RESUMO: Da obra de Robin Willians, trazendo noções básicas sobre uma diagramação para os principiantes em design nos meios de comunicação.
Palavras-chave: Alinhamento, contraste, proximidade e repetição e indução.
1. INTRODUÇÃO
Esse resumo tem como objetivo auxiliar de forma clara e fácil a criação dos newletters (pequenos jornais) expedidos em secretarias, igrejas, pequenas empresas, estudantes, dando-lhes uma forma melhor com aparência profissional.
Abordaremos alguns conceitos básicos, segundo Robin Williams, utilizados em trabalhos de criação.
2. PROXIMIDADE
A proximidade não significa, que tudo precisa está próximo mais que os elementos estejam conectados, com algum tipo de ligação.
As informações têm que esta agrupada mediante o assunto na página, eles formarão uma unidade visual onde começar e onde termina a leitura. O propósito básico da proximidade e a organização, agrupamento dos elementos, com isso os textos serão mais fáceis de ser memorizar. Com certeza, a proximidade é uma questão de conscientizarmos e fazemos o que já se faz naturalmente e com, mas profundidade.
Nesta ilustração segundo Robin, há cinco itens independentes neste cartão de visita. A visão do leitor começará pela parte central, pois a frase está em evidencia (negrito), depois lê-se as partes de canto.
Trazendo a proximidade dos elementos informativos, eles tronam-se uma unidade visual e não várias unidades separadas assim a proximidade implica em uma relação.
O proposito básico da proximidade é organizar. Há outros princípios têm suas funções, mas o simples agrupamento de elementos relacionados em proximidade cria, automaticamente, uma organização. Se as informações estiverem organizadas, o texto será mais fácil de ler e de memorizar.
3. ALINHAMENTO
O alinhamento se dá a cada elemento que colocamos na página. Para que a página inteira fique unificada, alinhe se objeto com uma parte lateral de outro. Se os alinhamentos forem “fortes”