Linguagem ED
Pensamento e linguagem se afetam mutuamente. Leia as afirmações: I – Em um estudo, foi pedido a chineses que se descrevessem em inglês e posteriormente em chinês. As autodescrições corresponderam aos valores e estados de ânimo típicos do país de cada língua. II – Albert Einstein relatou que obteve alguns de seus maiores insights por meio de imagens visuais que, posteriormente, converteu para palavras. Assinale a alternativa correta: A O descrito em II indica que o pensamento precede a linguagem.
B
O descrito em I e II mostra que o pensamento vem primeiro e posteriormente a linguagem.
C
O estudo descrito em I indica que o pensamento precede a linguagem.
D
O descrito em II indica que a linguagem precede o pensamento.
E
As alternativas B e D estão corretas.
Você já respondeu e acertou esse exercício.
A resposta correta é: A
“A indicação mais tangível do nosso poder de raciocínio é a linguagem – nossas palavras faladas, escritas ou nossos gestos e as maneiras como as combinamos quando pensamos e nos comunicamos.” (Myers, D. G. Psicologia. 7ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006: 292). Sobre a relação entre pensamento e linguagem, é possível afirmar: A
O uso de uma língua não parece moldar como um indivíduo pensa a respeito de si. Independente da língua usada, a personalidade de uma pessoa, sua autodescrição e a percepção de si mesma não mudam.
B
Não há cognição sem linguagem. Todo pensamento é organizado em palavras, pois palavras transmitem idéias e a língua é o veículo do pensamento.
C
Pessoas de Papua Nova Guiné que não possuem palavras para determinadas formas e cores não as percebem como pessoas dos Estados Unidos que têm vocabulário para tais elementos. Isso indica que a linguagem determina unidirecionalmente o pensamento.
D
A combinação de diferentes palavras ou a invenção de novas palavras para descrever novas idéias apontam para a influência do pensamento sobre a linguagem.
E
Linguagem e pensamentos são processos