Casa Martim Afonso
A Casa Martim Afonso era uma fortaleza toda de pedra, onde Martim Afonso, fundador da Cidade, morou por um ano de 1532 a 1533 deixando-a para os capitães-mores que o sucederam. Atualmente, há uma segunda construção no local, que preserva parte da original. Uma das atrações do lugar é a primeira parede erguida em alvenaria do Brasil. A casa de Martim Afonso é considerada Marco Zero do Brasil e fica na Praça 22 de Janeiro, 469, Gonzaguinha. O horário de atendimento é de terça a domingo das 9h às 17h.
Em 1895 foi erguido um casarão por Rafael Tobias de Aguiar, conhecido como o II Barão de Piracicaba, que possui nos fundos a mais antiga construção de alvenaria do Brasil, datada da primeira década do século XVI, construída por Cosme Fernandes, o Bacharel de Cananéia, que passou a ser denominada Martim Afonso de Sousa em 1932.
Da casa Martim Afonso hoje em dia só sobrou a parede feita com óleo de baleia, areia e caldo de concha que é extraído do sambaquis. É o muro de alvenaria mais antigo do Brasil, na casa a pessoa verá vários mapas de São Vicente, dá para perceber que a cidade cresceu e muito, mas no mesmo lugar, por isso construções como a casa de pedra foram demolidas para dar lugar a novas edificações.
Outra coisa interessante são alguns símbolos da cultura europeia na época da colonização, como uma réplica de canhão naval francês, réplica de armaduras medievais, réplicas de espadas de navegadores como Cristóvão colombo e Pedro alvares Cabral e também uma réplica miniatura do barco Nau que trouxe Martim Afonso ao Brasil. O barco em tamanho real tinha aproximadamente cerca de 30m de altura por 144m de comprimento e pesada quase 200 toneladas e tinha capacidade para 180 homens.
Ainda na casa, observa-se que quadros de grandes pintores, como Benedito