discussão de caso com referencia a linguagem oral e escrita na ed. infantil
O trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
A educação infantil ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. (MELLO; MILLER, 2008)
Através desta pesquisa, entenderemos melhor a presença da linguagem oral e escrita na educação infantil, com algumas ideias práticas correntes.
Para as crianças, a aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais e convívio familiar.
Na primeira parte será abordado o conceito de linguagem e sua forma de ser ensinada. Na segunda parte discutiremos sobre o desenvolvimento linguagem escrita e a importância da leitura, após faremos o mesmo em relação ao desenvolvimento da linguagem oral e a literatura infantil.
ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA - ED. INFANTIL
DISCIPLINA: ESTUDOS DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
1 - IDENTIFICAÇÃO:
NOME: Luiz Felipe Bezzuoli e Silva DATA DE NASCIMENTO: 15/06/2010
IDADE: 4 anos e 5 meses ESCOLARIDADE: Educação infantil, Pré 1 ESCOLA: EM. Elba Nobrega Dias Sobral
NOME DA MÃE: Elisa Silva Bezzuoli IDADE: 27 anos
NOME DO PAI: Leonardo Souza de