A ALFABETIZAÇÃO, POR INTERMÉDIO DA LITERATURA INFANTIL, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Luiza Alves dos Santos1, Janaína Maria Leite Machado2, Lucineia Isabel de Carvalho Pedroso3, Anézio Cláudio Bernardesn
UNIVAP- Universidade do Vale do Paraíba, FEA – Faculdade de Educação e Artes Visuais, Rua Tertuliano Delphin Júnior, 181, e-mails: acb@univap.br.
Resumo - Esta pesquisa tem como objetivos verificar, na literatura contemporânea, os pressupostos de autores que discorreram sobre a alfabetização, assim como, em relação à literatura infantil; e verificar, também, se a literatura infantil, inserida em um processo de aquisição da escrita, nos anos iniciais do ensino fundamental, torna esse processo fantasioso, prazeroso, contextualizado e proficiente. Constitui-se em uma pesquisa bibliográfica, cujo embasamento teórico partir dos pressupostos teóricos de Coelho (2000), Ferreiro & Teberosky (2008), e Vygotsky (1984), dentre outros autores -, em acervos de bibliotecas e em sítios da Internet. Os dados apontam que a literatura infantil inserida em um processo de aquisição de escrita, nos anos iniciais do ensino fundamental, devido às características desse gênero literário, esse processo torna-se prazeroso, fantasioso, contextualizado e há, de fato, aprendizagens discentes significativas.
Palavras-chave: Alfabetização, literatura infantil, ensino fundamental, construção do conhecimento, ensino e aprendizagem.
Área do Conhecimento: Artes, Letras, Linguística, Moda.
Introdução
Por atuarmos, em nossos estágios supervisionados, por estarmos no Curso de Pedagogia, o tema deste trabalho é-nos relevante, uma vez que, por intermédio da Literatura Infantil, temos como hipótese que se esse gênero literário for inserido no processo de aquisição da escrita pode tornar esse processo, em relação ao ensino e aprendizagem, prazeroso, contextualizado e proficiente. cujo embasamento teórico construiu-se - a partir dos pressupostos teóricos