Fibras - Vicunha
Campus Regional de Goioerê – CRG
Departamento de Engenharia Têxtil – DET
Fibras Têxteis
VICUNHA
Acadêmicos:
Elio Gabriel Babetto RA.: 80579
Thais Gonçalves RA.: 80574
Vanessa H. Nakano RA.: 79330
Professora: Samira
Características Gerais:
Altura
Cerca de 1 m
Peso
60 Kg
Tempo de vida
Cerca de 15 anos
Período de gestação
10 meses
A vicunha é o menor camelídeo sul-americano e vive em tundras e campos de grandes altitudes nas Cordilheiras dos Andes. Pode ser encontrada a até cinco mil metros de altitude, na Argentina, no Chile, na Bolívia e no Peru. Tem hábitos diurnos e gregários, vivendo em bandos compostos por um macho e até dez fêmeas.
Sua pelagem é constituída da lã da melhor qualidade que se conhece, a qual é valorizada e utilizada pelo homem desde a era pré-colombiana. Esta lã a protege do extremo frio e dos fortes ventos, serve de acolchoado quando vai dormir no chão, por ser uma lã de alta qualidade, a vicunha esteve à beira da extinção por causa dos caçadores ilegais, contudo, atualmente conseguiu-se tirar esta espécie da extinção.
Duas subespécies geográficas da vicunha são reconhecidas: uma raça sulina, a Vicugna vicugna vicugna, e uma raça do norte, a Vicugna vicugna mensalis, a raça do sul é maior e mais clara do que a do norte. Contudo, a primeira raça apresentada é mais selvagem, e não há tanto estudos quanto a raça mensalis, sendo assim, a raça mais utilizada para as indústrias têxteis é a Vicugna vicugna mensalis.
Fisicamente, a vicunha é o camelídeo mais particular da América do Sul. Ela se distingue da alpaca, do guanaco e da lhama pelo menor tamanho, conformação mais esguia e coloração.
A lã da vicunha tem grossura de 10,8 a 11,4 micras, bem mais fina do que a cachemira. Utilizado na produção de tecidos de alta qualidade para sobretudos, ternos e cobertores. Ela possui uma lã de cobertura dupla, sendo uma das fontes de fibras animais mais