Monalisa
Descrição do conteúdo
Nome correto da obra: La Gioconda, Mona Lisa del Giocondo ou Senhora Lisa.
Nome correto do autor: Leonardo di Ser Piero da Vinci.
Medida da obra: 77x53cm.
Material em que ela foi produzida e pigmentos utilizados: óleo sobre madeira.
Ano: começou a pintar em 1503 e terminou-o três ou quatro anos mais tarde.
Onde ela está: Museu do Louvre, em Paris, França.
Motivo da produção: Leonardo pintou a Monalisa a pedido do comerciante de sedas de Florença Giocondo Gherardini, que queria um retrato de sua mulher, Lisa. Estudos sugerem que ela estivesse grávida, o que seria uma boa razão para a encomenda e para o sorriso.
Breves considerações histórico-biográficas e técnicas
Leonardo da Vinci
Um dos mais completos artistas renascentistas, Leonardo da Vinci nasceu no dia 15 de abril de 1452, muito provavelmente em uma cidade próxima a Vinci, Anchiano, na Itália, embora alguns pesquisadores acreditem que sua terra natal está situada entre Florença e Pisa, à direita do Rio Arno.
Seus pais eram o notário – hoje conhecido como tabelião – Piero di Antonio da Vinci, e a camponesa Catarina. Assim que nasceu, eles se separaram e seu genitor contraiu matrimônio com outra mulher, Albiera di Giovanni Amadori, bem mais nova que ele. Ao completar cinco anos, Leonardo foi retirado da guarda materna e entregue ao pai.
Sua infância transcorreu na esfera rural, o que explica seu apego à Natureza. Ele era um aficionado por cavalos, que no futuro se tornariam alvos de suas pesquisas. Aliás, Leonardo se transformaria no modelo da educação clássica, resgatada no Renascimento, pois dominava amplas áreas do conhecimento: a anatomia, a engenharia, a matemática, a música, a história natural, a arquitetura, a escultura, a pintura, e ainda se revelaria um talentoso inventor.
Sua