Uro excretor
CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS
ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ENFERMEIRA SANITARISTA FRANCISCA SAAVEDRA
SISTEMA DIGESTIVO, URO-EXCRETOR E VASCULAR
Aluno: Daniel Rufino da Silva
Preceptor: Roberto
Manaus
2014
SISTEMA DIGESTIVO
EDEMA OPACO
As radiografias simples do abdome são muito úteis na identificação da obstrução colônica, do íleo colônico e da síndrome do mega-cólon tóxico na doença inflamatória do intestino É possível observar rapidamente o cólon dilatado em todas essas patologias.
Os exames uni e bi contrastados com sulfato de bário são métodos habituais no estudo dos cólons. Com procedimentos fluoroscópicos e radiográficos combinados, o contraste é introduzido pelo reto e acompanhado por fluoroscopia.
A limpeza do cólon é de suma importância no enema opaco. Foram tentadas todas as combinações de catárticos e enemas. Entre os esquemas que funcionam melhor, inclui-se o uso de laxativo com grandes quantidades de líquido por via oral (este último atuando como lavagem). Estão indicados os clisteres com contraste hidrossolúvel quando se suspeita de perfuração colônica; são usados eventualmente para amolecer um fecaloma. A ultra-sonografia pode ajudar muito na identificação de abcessos e do espessamento da parede intestinal que acompanha a doença inflamatória. Por vezes, a ultra-sonografia também revela massas abdominais não-palpáveis. Com freqüência, a ultra-sonografia não é útil para detectar as lesões intraluminais comuns em virtude do gás colônico. A TC consegue revelar abcessos, divertículos, diverticulite e linfadenopatias. Objetivo:
O objetivo do enema opaco é estudar radiológicamente a forma e a função do intestino grosso, bem como detectar quaisquer condições anormais. Tanto o enema baritado com contraste simples quanto com duplo contraste incluem um estudo de todo o intestino grosso.
As indicações clinicas do enema baritado incluem:
-diverticulose / diverticulite
-volvo
-