Relatório Estática
Relatório n°1
Turma: 22B
Prof Dra Karen Luz Burgoa Rosso
Integrantes do Grupo:
Luiz Fernando Andrade
Melissa Ferreira Mares
Victoria Ramos Régis Maciel
OBJETIVOS
O Experimento tem como objetivo comparar o valor do peso de uma massa medido diretamente através de um dinamômetro com o valor do peso obtido indiretamente através da relação P = m*g.
INTRODUÇÃO
Este relatório é correspondente à primeira aula prática do curso, que teve como tema a “Medidas diretas e indiretas”. Nesta aula, foi realizado um experimento que consistia em fazer a medição do peso de um objeto diretamente usando dinamômetros de 5N e 2N e a medição indireta desse mesmo objeto utilizando uma balança para medir a massa e posteriormente fazer o cálculo do peso pela relação P = m*g.
O Dinamômetro é um aparelho que possui internamente uma mola que se expande a medida que se aplica uma força. Ele pode ser usado para medir massas onde a escala graduada está em unidade de massa, como gramas (g) ou quilogramas (Kg), por exemplo. Vale ressaltar que se usado como balança não se obterá uma boa precisão devido a diferença no valor do campo gravitacional da Terra de um lugar para outro. Se for usado para medir forças ele terá uma escala graduada com a unidade Newton (N).
Nas medições diretas e indiretas podem ser encontrados valores diferentes, isso se deve a propagação de erros causada pela medição indireta. O valor final da medida direta é obtido pelo somatório das várias medidas feitas anteriormente e o erro de cada medida se acumula, sendo assim, o erro da medida final também é o somatório dos erros de cada medida.
Na medida direta a incerteza é apenas o erro do aparelho que foi usado para medição. Esse erro se dá pelo número de subdivisões da escala do aparelho dividido por 10 e com isso pode-se obter o erro da medida.
Neste experimento será exposto através de cálculos e tabelas as comparações dessas medidas diretas e indiretas para se verificar