Estática dos Fluidos
No mundo contemporâneo, torna-se cada vez mais indispensável à medição e controle de assentados parâmetros dos processos, com o intuito de atender aos mais variados tipos de especificações técnicas, por este motivo a pressão pode ser avaliada como uma das mais formidáveis grandezas físicas que atuam nestes referidos processos.
A ciência que se ocupa em ampliar e aplicar técnicas de medição, indicação, registro e controle da metodologia de transformação, visando a otimização da eficiência dos mesmos. Essas técnicas são normalmente suportadas teoricamente em princípios físicos e ou físico-químicos e utiliza-se das mais avançadas tecnologias de fabricação para viabilizar os diversos tipos de medição de variáveis industriais. Dentre essas variáveis encontra-se a pressão cuja medição possibilita não só sua monitoração e controle como também de outras variáveis tais como nível, vazão e densidade.
Esses itens abaixo são tópicos importantes para a medição de pressão:
Sólido;
Líquidos;
Gás;
Fluido;
Massa específica;
Densidade relativa;
Peso específico;
Gravidade específica.
Além de dos tópicos citados, para a medição de pressão, também é necessário ter o conhecimento nos princípios, leis e teoremas da física. Tais como:
Lei da Conservação de Energia (Teorema de Bernoulli);
Teorema de Stevin;
Princípio de Pascal;
Equação manométrica.
Dos Princípios, leis e teoremas, o que melhor se enquadra no experimento realizado no laboratório de hidráulica é o Teorema de Stevin
: é o peso específico do liquido (no experimento – Mercúrio, .)
A Medição de pressão pode ser realizada em cima de vários princípios, mas, a escolha se associa as condições de quem realiza o experimento. Saber:
Composição dos Medidores de Pressão
Elemento de recepção; Elemento de transferência;
Elemento de indicação.
Principais Tipos de Medidores :esses tipos de medidores podem ser agrupados em quatro categorias:
Baseados na gravidade;
Deformação