impacto na fauna provocado pela monocultura de cana0de0açúcar
1120 palavras
5 páginas
1. Historia do cultivo de cana-de-açúcar1.1. Origem
Mozambani et al. (2006) afirma que o primeiro contato que o homem teve com a cana-de-açúcar foi na Nova Guiné, e seguindo para a sul da Ásia com o uso principalmente em forma de xarope. O primeiro vestígio de açúcar sólida foi na Pérsia em 500.
A cana alcançou a África e o sul da Europa pelos árabes, onde propagaram o cultivo em toda a extremidade do Mar Mediterrâneo no século VIII.
Afirma também que o cultivo não conseguiu se afirma na Europa pelo clima desfavorável para o cultivo, apesar de ter se propagado por toda costa do Mediterrâneo, com isso levaram a procuras de novas áreas.
Chegou à America, que tinha ótimas condições climáticas a oferecer, e foram se propagando para Cuba e outras ilhas do Caribe em 1493.
Ela relata que no Brasil tem indícios da cana-de-açúcar antes mesmo do descoberto do país. E só se desenvolveu com a chegada dos engenhos e as plantações das mudas trazidas pelos portugueses. E no final no século XVI, o Pernambuco e Bahia já centenas de engenhos.
1.2. Expansão das lavouras
Por causa das condições favoráveis do clima tropical e subtropical, o país de tornou o maior produtos de cana-de-açúcar segundo o Ministério da Agricultura.
No inicio era usado basicamente, para a fabricação de açúcar com fins econômico para Portugal. Com o crescimento da procura de açúcar no mercado europeu, adotaram a doação de grandes áreas, com poder de uso de todos os recursos naturais existentes.
“Esse crescimento inevitável e devido aos investimentos lucrativos no setor sucroalcooleiro e tende a crescer mais no Oeste Paulista.” (Dias,L.S.; Guimarães,E.M.A.;Guimarães,R.B. REFLEXÕES DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA PAISAGEM CAUSADAS PELA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR NO OESTE PAULISTA,SÃO PAULO, BRASIL. 2013)
De acordo com a ÚNICA o Brasil passou a produzir de 123.681 mil hectares no ano de 1980(tabela 1), 256.818 mil hectares no ano de 2000(tabela 2) e 588.478 no ano de 2012(tabela 3).