Os Botões de Napoleão
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
Seminário Integrado – Turma 306
Professor : Ronie Anderson Pereira
ALOMA VIDOTTO
OS BOTÕES DE NAPOLEÃO
Resumo
O escorbuto foi uma doença devastadora causada por uma deficiência da molécula do ácido ascórbico, a vitamina C. Noventa por cento da tripulação de Magalhães não sobreviveu à circunavegação de 1519–1522, parte pela doença de escorbuto.
Grandes navegações foram ao mar, procurando novas especiarias, porém não tinham como consumir alimentos bem conservados e fresco, e então o escorbuto passou a ser comum no mar. Foi descoberto que com o acesso regular de alimentos frescos, o escorbuto raramente era um problema, mas a comida mais habitual dos marinheiros não era boa para a saúde dos mesmos.
Por James Cook, foram feitos experimentos com pessoas com a doença do escorbuto, para se descobrir uma melhora, e ela foi descoberta, as frutas podiam melhorar a saúde deles, pois continham o ácido ascórbico, mas uma teoria atribuiu a doença ao excesso de carne salgada e sem quantidade de carne fresca, e no caso, não a falta de frutas e hortaliças. Além do mais, era muito difícil, conservar frutas cítricas ou sucos frescos por semanas. Foram tentadas várias maneiras de preservar o suco de limão, mas o procedimento precisava de muito tempo, era caro, e não havia certeza da sua eficiência.
James Cook, foi o primeiro capitão a assegurar que suas tripulações ficassem livres do escorbuto, ele ingressou na marinha aos vinte e sete anos de idade. Cook em suas viagens fazia questão de um navio limpo, todos os marinheiros eram obrigados a lavar suas vestes regularmente, e quando não era possível comer frutas e verduras frescas, era necessária uma dieta equilibrada. Sempre que era possível o capitão aterrava para reabastecer e colher ervas locais.
A vitamina C foi descoberta, e muito estudada. A vitamina C tem uso para mais de 40 tipos de infecções. Muitos passaram a