Estatica dos fluidos
Capítulo 2
FLUIDO
Substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento
FLUIDO ESTÁTICO
O fluido é considerado estático se todas as partículas não tiverem movimento ou tiverem a mesma velocidade relativa constante em relação a um referencial de inércia. São considerados estáticos, os fluidos em repouso ou em movimento de corpo rígido. Não há tensão de cisalhamento, só atuam tensões normais - pressão.
Tensões normais transmitidas por fluidos são importantes para: * calcular forças em objetos submersos; * desenvolver instrumentos para a medição de pressões; * deduzir sobre as propriedades das atmosferas e dos oceanos; * determinar forças desenvolvidas por sistemas hidráulicos, tais como prensas, freios de automóvel, etc.
z
Pz
Px
Py
Py+dy
Px+dx x Pz+dz
y
Tipos de forças
Existem dois tipos de forças que podem atuar sobre o fluido: • Forças de campo ou de corpo: são forças desenvolvidas sem o contato físico. Ex: gravitacional, magnética • Forças de superfície ou de contato: incluem todas as forças que agem sobre a superfície do meio através do contato direto (pressão e cisalhamento).
Forças de campo ou de corpo
Gravitacional
ρ ρ ρ ρ dFC = g.dm = g.ρ.dV = g.ρ.dx.dy.dz
Forças de contato ou de superfície
Direção x
ρ Px = p.dy.dz.i ρ ∂p = − p + dx dydz i ∂x
Px + dx
Somando as forças de superfície, temos:
∂p ρ ∂p ρ ∂p ρ dFs = − i + j + k dxdydz ∂x ∂y ∂z
Somando as forças de campo e de superfície: dF = dFc +dFs = ρg.dx.dy.dz + (-grad P).dx.dy.dz
Se o fluido é estático, a somatória das forças atuantes sobre o corpo é zero. dF = a.dm = 0 Para a força ser igual a zero, um dos termos da igualdade abaixo também deve ser zero. dF = 0 = (ρg - grad P).dV ρ Como o volume não pode ser zero, então: ρg - grad P = 0
Esta equação vetorial tem 3 componentes escalares que devem ser satisfeitos individualmente:
∂p − + ρg z = 0 ∂z