Estatica dos fluidos
BIBLIOGRAFIA
1) Estática dos Fluidos
Professor Dr. Paulo Sergio
Catálise Editora, São Paulo, 2011
CDD-620.106
2) Introdução à Mecânica dos Fluidos
Robert W. Fox & Alan T. MacDonald
Editora Guanabara - Koogan
3) Fundamentos da Mecânica dos Fluidos
Bruce R. Munson ; Donald F.Young; Theodore H. Okiishi
Editora Edgard Blucher Ltda
4) Mecânica dos Fluidos
Franco Brunetti
Editora Pearson Pratice Hall
Estática dos Fluidos
Em Estática dos Fluidos, é analisado o comportamento dos fluidos quando estes estão em repouso absoluto, isto é, a tensão de cisalhamento nula.
Em termos práticos, a estática se aplica ao estudo e projetos de barragens, sistemas hidráulicos e pneumáticos para aplicação de forças (prensas, elevadores), manometria e outros exemplos. A hidrostática, também chamada estática dos fluidos ou fluidoestática refere-se ao estudo do comportamento estático da água, que foi o primeiro fluido a ser estudado.
O campo de atuação da fluido estática é muito amplo permitindo por exemplo a determinação da pressão e posteriormente a força exercida pela água ou qualquer outro fluido numa superfície qualquer, por exemplo, numa barragem ou numa comporta. A pressão exercida é sempre perpendicular à superfície e varia com a profundidade. Com as leis da estática explica-se a Lei de Empuxo de
Arquimedes. A estática dos fluidos é regido por duas leis a saber: Lei de Pascal e
Li de Stevin.
A lei de Pascal, também conhecida por princípio de Pascal, foi formulada em 1653 pelo matemático, físico e filósofo francês Blaise Pascal.
Segundo esta lei a pressão aplicada a um fluído fechado num recipiente transmitese uniformemente em todas as direções. Num fluído estático, a força é transmitida à velocidade do som ao longo do fluído, e esta força atua perpendicularmente a qualquer superfície interior, ou que contenha o fluído.
A lei da Pascal é uma consequência imediata da equação fundamental da hidrostática e é utilizada