Coreeção o fator de potência

974 palavras 4 páginas
Correção do Fator de Potência

Teoria

Nessa aula o professor falou sobre a importância e vantagens da correção do fator de potência.

Explicou que fator de potência é a relação entre a energia ativa e a energia reativa pa- ra cada unidade consumidora e que indica qual a porcentagem da energia total fornecida que é efetivamente utilizada como energia ativa. Assim, o fator de potência mostra o grau de eficiência do uso dos sistemas elétricos. Como a quantidade de energia reativa é função dos equipamentos elétricos em operação na unidade consumidora, cada cliente da concessi- onária de energia possui um fator de potência diferente.

Valores altos de potência (próximos a 1,0) indicam o uso eficiente da energia elétrica, enquanto fatores baixos indicam seu mau aproveitamento, além de representar uma sobre- carga para todo o sistema elétrico.

De acordo com a resolução nº. 414 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) – órgão regulador de todo o sistema de energia elétrica no Brasil – o fator de po- tência mínimo é de 0,92 e, clientes que tenham fator de potência menores estão sujeitos a cobrança de taxa extra pela demanda excedente em sua conta de energia elétrica.

Objetivo

Apresentar uma visão geral – importância e vantagens da correção do fator de potência.

Os principais fatores que contribuem para um mau aproveitamento da energia fornecida pela concessionária, isto é, baixo fator de potência, são:

- Motores e transformadores operando com pequenas cargas;
- Motores e transformadores super dimensionados;
- Máquinas de solda;
- Lâmpadas de descarga (fluorescentes, vapor de mercúrio, vapor de sódio), sem reatores de alto fator de potência;
- Excesso de energia capacitiva.

Cálculo do Fator de Potência

A expressão para o cálculo da potência em um circuito

Relacionados